quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ansiosa? Eu? Moço, me vê mais um BigMac e um Chedar, por favor!

Desde pequena sempre fui ansiosa (em minha defesa acho que toda criança é hihihi)! Ficava sempre esperando chegar aquele dia da festa onde o garoto que eu era afim estaria, esperava chegar o natal da família, os aniversários, a formatura, casamento, enfim, qualquer evento já era motivo para ansiedade pipocar em níveis estratosféricos.

Eu colocava expectativa demais em cada um destes eventos e sabe o que normalmente acontecia? Eu sempre acabava achando o evento em si era so so , sabe? Sempre dizia “Ah...foi legalzinha a festa..”, “deu tudo certo”, “td ok”.
Enquanto o negócio ficava no plano imaginário, eu achava q iria acontecer x coisa, que eu iria falar y, que o cara tal iria me falar z, ai quando a coisa acontecia de fato, não acontecia um pentélesimo do que eu tinha imaginado, ai ficava eu pensando “ué, mas o q deu errado?”

A resposta é: NADA! Não aconteceu absolutamente nada de errado, aconteceu exatamente o que deveria acontecer. O problema era que eu fantasiava mil coisas baseada sabe-se Deus em que, e q no final não era nada daquilo q eu tinha pensando.

Já pensaram no que a ansiedade acarreta em nós? Saiba que isso acontece, pois colocamos no plano imaginário, possibilidade futuras, coisas que podem vir a acontecer (ou não), vontades, desejos, sonhos e expectativas em algo que não necessariamente vai acontecer exatamente como sonhamos.
Diminuir as expectativas pode ser o 1º passo para a mudança. Você acha que pode controlar exatamente o que vai acontecer com você? Acha que tem este super poder? Pois amiga, saiba que a resposta é dura, mas é libertadora: Você não controla nada! Nadica de nada! Nem seus sentimentos vc pode controlar, talvez quem sabe administrá-lo...


Abaixo te dou 5 dicas que funcionaram comigo e que você pode tentar e depois me conta se deu certo. Lembre-se quando repetimos algo por 3 semanas, ela se torna habito.
1.    Entenda os seus pensamentos. Descubra qual é o evento futuro que está para acontecer que te deixa assim, esta pilha de nervos. Sempre que você pensar nele, coloque-o em um plano menor. Finja q ele será algo “normal”.


2.    Não condicione suas ações a fatos/pessoas. Quando falamos algo como “Só posso fazer isso, depois que...”. Isso gera muita ansiedade, pois você coloca a responsa nos outros, não em você. Ai fica fácil colocar a culpa nos outros quando algo sair diferente do que você gostaria, não é mesmo mocinha?


3.    A comida é sua amiga, não inimiga. Que tal se ao invés de se jogar naquele Big Mac, você resolvesse se jogar num bate papo divertido com as amigas? Ou ainda fazer uma corridinha? Andar de bike? Ligar para os seus pais? A comida nada mais é do que um conforto, um carinho q ela faz em vc, então podemos pensar que este carinho pode vir das pessoas que a gente ama ou de ações de algo q nos dê prazer.


4.    Faça exercícios de respiração. Para me livrar da ansiedade, eu entrei no Yoga e lá aprendi o “pranayama” q nada mais são do que exercícios respiratórios que me ajudam muito a acalmar. Certamente vai funcionar com você. Tente antes de dormir, respirar profundamente pensando “O ar está entrando...o ar está saindo”...faça por uns 5 minutos e verá a diferença.


5.    Organize-se/Arrume tempo para cada um das suas tarefas. Nada de ser a super mulher e fazer mil coisas ao mesmo tempo. Isso só te gera mais estresse e ansiedade, pq dificilmente o negócio vai sair do jeito que você gostaria e ai vira um ciclo.


Relaxe aproveite mais e se preocupe menos. O segredo da felicidade é: Realidade – expectativa. Deixe a vida te surpreender mais.
Um beijo e até aproxima!

Um comentário: